FAQ – Tracking / Rastreamento
10 perguntas frequentes sobre trackeamento
Não. Você pode usar o Metrito somente para rastreamento de WhatsApp sem nenhum site. O único requisito é criar um domínio dentro do Metrito para estruturar o projeto. Se você não tiver um domínio real, pode criar um domínio fictício apenas para organizar o rastreamento.
Nada quebra. O rastreamento funciona normalmente usando api.metrito.com.
A diferença é que, sem DNS:
- Você não terá first‑party tracking (cookie primário).
- Pode perder parte dos eventos devido a adblockers ou políticas de privacidade como iOS/ITP.
Com DNS configurado, você ganha rastreamento mais forte e invisível para bloqueios.
Pode — mas não é recomendado.
O Metrito só garante atribuição 100% correta quando você usa o template de UTMs oficial da plataforma. Padrões de terceiros podem quebrar:
- atribuição na Visão Geral,
- atribuição na Tela de Campanhas,
- eventos de checkouts/WhatsApp/site,
- qualquer evento personalizado.
Quantos quiser. Não existe limite de pixels por projeto no Metrito.
Também quantas quiser. Não há limite de quantidade de checkouts conectados a um domínio de rastreamento.
Você pode conectar quantos quiser, limitado apenas pelo plano contratado.
Sim — quando esses dados existem.
No rastreamento de site, o Metrito coleta:
- IP,
- user agent (modelo/dispositivo),
- parâmetros da URL,
- UTMs,
- cookies de rastreamento (Facebook FBP, FBC etc.),
- dados de formulários (nome, email, telefone, se enviados ao sistema).
No rastreamento de WhatsApp, informações como IP não existem (porque o usuário não está no site). Mas capturamos:
- nome,
- telefone,
- UTMs (via Smart Link),
- eventos personalizados,
- padrão de mensagens customizadas.
Sim. Você consegue disparar um evento de compra aprovada a partir de uma mensagem.
Se a mensagem enviada ao cliente tiver, por exemplo:
Pedido confirmado no valor de R$200O Metrito automaticamente irá interpretar o valor 200.
Se houver vários valores, como:
Compra confirmada no total de R$400 (2x de R$200)O Metrito sempre considera o maior valor da mensagem.
Sim. Isso serve para vendas offline, como veículos, serviços, renda recorrente etc.
Existem duas formas:
- Trackeamento > Visão Geral
- Clique no quadrado com o símbolo ( + ).
- Escolha o tipo de evento.
- Para compras, informe moeda e valor.
- Tela de Leads
- Clique na etapa/jornada do lead.
- O mesmo pop‑up aparece para disparar o evento manualmente.
Sim, esse é um dos cenários mais comuns.
Se você observar situações como, por exemplo, 20 eventos no Metrito e 40+ na Meta para o mesmo período, é um forte sinal de que a Meta está recebendo eventos duplicados por mais de uma fonte.
O que normalmente causa isso:
- Pixel instalado diretamente no checkout (plataforma enviando eventos por conta própria).
- Pixel instalado no site via outro sistema (GTM, outro tracker, código antigo etc.).
- Outra ferramenta de rastreamento também enviando eventos pela API de Conversões.
Para evitar duplicação, a recomendação é:
- Escolher apenas uma fonte principal para enviar eventos de conversão para a Meta.
- Se o Metrito for essa fonte, então:
- Desative o envio de eventos diretamente nos checkouts (remova pixels ou desative integrações nativas de conversões).
- Remova ou pause tags de conversão em GTM ou outros gerenciadores de tags que ainda estejam enviando para a Meta.
- Desative o envio de eventos em outras ferramentas de rastreamento que usem API de Conversões.
Depois de deixar somente o Metrito como fonte de eventos, monitore novamente as métricas. As diferenças entre Meta e Metrito devem ficar dentro de uma faixa razoável, considerando que cada um usa um modelo de atribuição diferente.