Como configurar o rastreamento no WhatsApp
Este artigo mostra como conectar o seu número de WhatsApp ao Metrito e vincular esse número a um projeto de rastreamento, para que as conversas originadas dos anúncios sejam transformadas em eventos e
Visão geral
Este artigo mostra como conectar o seu número de WhatsApp ao Metrito e vincular esse número a um projeto de rastreamento, para que as conversas originadas dos anúncios sejam transformadas em eventos e enviados para os pixels configurados (com advanced matching e outros dados).
Resumo rápido:
1. Conectar o WhatsApp em Integrações.
2. Garantir que existe um domínio/projeto em Trackeamento (pode ser fictício se você só usar WhatsApp).
3. Vincular o número de WhatsApp ao projeto em Trackeamento > WhatsApp.
4. Adicionar e configurar os pixels em Trackeamento > Pixels.
Passo 1: Conectar o WhatsApp em Integrações
- No menu lateral esquerdo, clique em Integrações.
- No canto superior direito, clique em Adicionar nova integração.
- Role a lista até encontrar WhatsApp.
- Clique para adicionar conta de WhatsApp.
- Defina um nome para essa conta (ex.: "WhatsApp Vendas Loja X", "WhatsApp Suporte" etc.), para facilitar a identificação dentro do Metrito.
Em seguida, você terá duas formas de conexão:
- Conectar usando o celular em mãos:
- O Metrito exibirá um QR Code.
- Abra o WhatsApp no celular, vá em Configurações > Dispositivos conectados e leia o QR Code.
- Gerar link para outra pessoa conectar:
- O Metrito exibirá um link que expira em 30 minutos.
- Envie esse link para a pessoa responsável, para que ela acesse e faça a leitura do QR Code e complete a conexão.
Importante:
O processo só é concluído quando o QR Code é lido e o dispositivo fica conectado. Sem isso, o Metrito não consegue receber as conversas.
Uma vez conectado, o número de WhatsApp ficará disponível na lista de integrações do Metrito.
Passo 2: Criar (ou selecionar) um domínio em Trackeamento
Mesmo que você utilize o Metrito apenas para WhatsApp, é obrigatório ter um domínio/projeto criado em Trackeamento, pois é dentro dele que você vai vincular o número e os pixels.
- No menu lateral, vá em Trackeamento.
- Se você ainda não tiver um domínio, crie um novo.
- Se você não tiver site, pode usar um domínio fictício, como
minhaloja-whatsapp.com.
- Selecione o domínio/projeto que será usado para aquele número de WhatsApp.
Passo 3: Vincular o número de WhatsApp ao projeto de rastreamento
Com o domínio selecionado:
- Dentro de Trackeamento, no submenu lateral, clique em WhatsApp (identificado com um selo Beta).
- No meio da tela, você verá uma lista com todos os números de WhatsApp conectados ao Metrito.
- Localize o número que você conectou na etapa anterior.
- Ative o toggle / interruptor ao lado desse número para vincular o WhatsApp ao projeto.
O que esse toggle faz?
Ele garante que os eventos gerados pelas conversas desse número sejam associados a esse projeto de rastreamento e enviados para os pixels configurados dentro dele.
Se o toggle estiver desligado, o Metrito não irá disparar eventos para os pixels a partir das conversas daquele número.
Passo 4: Adicionar e configurar pixels (WhatsApp e/ou Web)
Com o WhatsApp vinculado ao projeto, é necessário garantir que os pixels estão corretamente configurados.
- Ainda dentro do projeto de Trackeamento, vá ao submenu Pixels.
- Clique em Adicionar novo pixel.
Você terá as seguintes opções:
- Pixel Web: usado para rastrear eventos originados no site (ver artigo 1.1).
- Pixel de WhatsApp: usado para rastrear eventos de mensagens, originados das conversas.
Atenção:
Verifique no Gerenciador de Eventos se o pixel que você criou é de mensagens ou web, e selecione o tipo correto no Metrito. Se os tipos não baterem, podem ocorrer problemas de rastreamento/otimização.
Depois de adicionar os pixels:
- Para site: o script já instalado no head cuida de inicializar o pixel automaticamente.
- Para WhatsApp: quando uma conversa vier de um anúncio, o Metrito irá transformar essa interação em um evento e enviá-lo para a Meta.
Esse envio inclui, sempre que possível:
- Dados de advanced matching (nome, telefone, e-mail, se disponíveis).
- Informações de geolocalização, quando aplicável.
- Outras propriedades relevantes para ajudar a Meta a otimizar as campanhas.
Passo 5: Eventos personalizados no WhatsApp (opcional)
Depois que o rastreamento básico estiver funcionando, você pode criar eventos personalizados com base em padrões de mensagens, etapas de atendimento ou palavras-chave.
Exemplos de uso:
- Disparar um evento quando uma mensagem contiver determinada palavra (ex.: "pagar", "boleto", "cartão").
- Marcar uma etapa de funil quando o cliente enviar um dado específico (ex.: envio de CPF, endereço, confirmação de interesse).
- Criar eventos de qualificação, agendamento, follow-up etc.
Importante sobre o funcionamento dos padrões de mensagem:
- Os padrões configurados no Metrito são sempre avaliados em mensagens ENVIADAS pelo seu time (as respostas que você manda para o lead).
- Não disparamos eventos com base em mensagens recebidas em todos os cenários.
Existem apenas dois casos em que eventos podem ser disparados a partir de mensagens recebidas:
1. Quando o cliente vem de um anúncio de clique-para-WhatsApp da Meta Ads.
2. Quando o cliente vem de um Link de Redirecionamento da Metrito (Smart Links) com objetivo WhatsApp.
Esses links inteligentes (que serão detalhados no tópico 1.5 – Links de Redirect / Smart Links) permitem que o sistema capture UTMs e parâmetros embutidos na mensagem automaticamente. Para que isso funcione, é importante que o usuário não apague a mensagem padrão que vem preenchida, caso contrário não conseguiremos identificar a origem corretamente.
Esses eventos personalizados poderão ser usados depois em relatórios e no Gerenciador de Anúncios do Metrito, aparecendo como colunas atribuídas às campanhas.
Checklist rápido – rastreamento no WhatsApp
- Número conectado corretamente em Integrações (QR Code lido e sessão ativa).
- Número vinculado ao domínio/projeto em Trackeamento > WhatsApp com o toggle/interruptor ativado.
- Pixels habilitados em Trackeamento > Pixels, com o tipo correto (pixel de mensagens para WhatsApp).
- (Opcional) Evento de teste configurado com um padrão de mensagem específico, para que você possa enviar uma mensagem manualmente e verificar se o evento é criado e enviado para a Meta.
- Confirmação de que os padrões de mensagens estão configurados sabendo que eles são avaliados em mensagens ENVIADAS pelo seu time, com exceção dos casos de anúncios clique-para-WhatsApp e Smart Links de WhatsApp da Metrito.
- Verificação, na Visão Geral do Trackeamento, de que os eventos vindos das conversas estão aparecendo e, ao abrir o detalhe do evento, o status de envio para a API de Conversões da Meta está como "Sucesso" (ponto verde) e não "Erro" (ponto vermelho).
Se todos os itens estiverem marcados, o rastreamento de WhatsApp está pronto.