Como configurar o rastreamento no WhatsApp

Este artigo mostra como conectar o seu número de WhatsApp ao Metrito e vincular esse número a um projeto de rastreamento, para que as conversas originadas dos anúncios sejam transformadas em eventos e

10 de dezembro de 2025

Visão geral

Este artigo mostra como conectar o seu número de WhatsApp ao Metrito e vincular esse número a um projeto de rastreamento, para que as conversas originadas dos anúncios sejam transformadas em eventos e enviados para os pixels configurados (com advanced matching e outros dados).

Resumo rápido:
1. Conectar o WhatsApp em Integrações.
2. Garantir que existe um domínio/projeto em Trackeamento (pode ser fictício se você só usar WhatsApp).
3. Vincular o número de WhatsApp ao projeto em Trackeamento > WhatsApp.
4. Adicionar e configurar os pixels em Trackeamento > Pixels.

Passo 1: Conectar o WhatsApp em Integrações

  1. No menu lateral esquerdo, clique em Integrações.
  1. No canto superior direito, clique em Adicionar nova integração.
  1. Role a lista até encontrar WhatsApp.
  1. Clique para adicionar conta de WhatsApp.
  1. Defina um nome para essa conta (ex.: "WhatsApp Vendas Loja X", "WhatsApp Suporte" etc.), para facilitar a identificação dentro do Metrito.

Em seguida, você terá duas formas de conexão:

  • Conectar usando o celular em mãos:
  • O Metrito exibirá um QR Code.
  • Abra o WhatsApp no celular, vá em Configurações > Dispositivos conectados e leia o QR Code.
  • Gerar link para outra pessoa conectar:
  • O Metrito exibirá um link que expira em 30 minutos.
  • Envie esse link para a pessoa responsável, para que ela acesse e faça a leitura do QR Code e complete a conexão.
Importante:
O processo só é concluído quando o QR Code é lido e o dispositivo fica conectado. Sem isso, o Metrito não consegue receber as conversas.

Uma vez conectado, o número de WhatsApp ficará disponível na lista de integrações do Metrito.

Passo 2: Criar (ou selecionar) um domínio em Trackeamento

Mesmo que você utilize o Metrito apenas para WhatsApp, é obrigatório ter um domínio/projeto criado em Trackeamento, pois é dentro dele que você vai vincular o número e os pixels.

  1. No menu lateral, vá em Trackeamento.
  1. Se você ainda não tiver um domínio, crie um novo.
  • Se você não tiver site, pode usar um domínio fictício, como minhaloja-whatsapp.com.
  1. Selecione o domínio/projeto que será usado para aquele número de WhatsApp.

Passo 3: Vincular o número de WhatsApp ao projeto de rastreamento

Com o domínio selecionado:

  1. Dentro de Trackeamento, no submenu lateral, clique em WhatsApp (identificado com um selo Beta).
  1. No meio da tela, você verá uma lista com todos os números de WhatsApp conectados ao Metrito.
  1. Localize o número que você conectou na etapa anterior.
  1. Ative o toggle / interruptor ao lado desse número para vincular o WhatsApp ao projeto.
O que esse toggle faz?
Ele garante que os eventos gerados pelas conversas desse número sejam associados a esse projeto de rastreamento e enviados para os pixels configurados dentro dele.

Se o toggle estiver desligado, o Metrito não irá disparar eventos para os pixels a partir das conversas daquele número.

Passo 4: Adicionar e configurar pixels (WhatsApp e/ou Web)

Com o WhatsApp vinculado ao projeto, é necessário garantir que os pixels estão corretamente configurados.

  1. Ainda dentro do projeto de Trackeamento, vá ao submenu Pixels.
  1. Clique em Adicionar novo pixel.

Você terá as seguintes opções:

  • Pixel Web: usado para rastrear eventos originados no site (ver artigo 1.1).
  • Pixel de WhatsApp: usado para rastrear eventos de mensagens, originados das conversas.
Atenção:
Verifique no Gerenciador de Eventos se o pixel que você criou é de mensagens ou web, e selecione o tipo correto no Metrito. Se os tipos não baterem, podem ocorrer problemas de rastreamento/otimização.

Depois de adicionar os pixels:

  • Para site: o script já instalado no head cuida de inicializar o pixel automaticamente.
  • Para WhatsApp: quando uma conversa vier de um anúncio, o Metrito irá transformar essa interação em um evento e enviá-lo para a Meta.

Esse envio inclui, sempre que possível:

  • Dados de advanced matching (nome, telefone, e-mail, se disponíveis).
  • Informações de geolocalização, quando aplicável.
  • Outras propriedades relevantes para ajudar a Meta a otimizar as campanhas.

Passo 5: Eventos personalizados no WhatsApp (opcional)

Depois que o rastreamento básico estiver funcionando, você pode criar eventos personalizados com base em padrões de mensagens, etapas de atendimento ou palavras-chave.

Exemplos de uso:

  • Disparar um evento quando uma mensagem contiver determinada palavra (ex.: "pagar", "boleto", "cartão").
  • Marcar uma etapa de funil quando o cliente enviar um dado específico (ex.: envio de CPF, endereço, confirmação de interesse).
  • Criar eventos de qualificação, agendamento, follow-up etc.
Importante sobre o funcionamento dos padrões de mensagem:
- Os padrões configurados no Metrito são sempre avaliados em mensagens ENVIADAS pelo seu time (as respostas que você manda para o lead).
- Não disparamos eventos com base em mensagens recebidas em todos os cenários.
Existem apenas dois casos em que eventos podem ser disparados a partir de mensagens recebidas:
1. Quando o cliente vem de um anúncio de clique-para-WhatsApp da Meta Ads.
2. Quando o cliente vem de um Link de Redirecionamento da Metrito (Smart Links) com objetivo WhatsApp.
Esses links inteligentes (que serão detalhados no tópico 1.5 – Links de Redirect / Smart Links) permitem que o sistema capture UTMs e parâmetros embutidos na mensagem automaticamente. Para que isso funcione, é importante que o usuário não apague a mensagem padrão que vem preenchida, caso contrário não conseguiremos identificar a origem corretamente.

Esses eventos personalizados poderão ser usados depois em relatórios e no Gerenciador de Anúncios do Metrito, aparecendo como colunas atribuídas às campanhas.

Checklist rápido – rastreamento no WhatsApp

  1. Número conectado corretamente em Integrações (QR Code lido e sessão ativa).
  1. Número vinculado ao domínio/projeto em Trackeamento > WhatsApp com o toggle/interruptor ativado.
  1. Pixels habilitados em Trackeamento > Pixels, com o tipo correto (pixel de mensagens para WhatsApp).
  1. (Opcional) Evento de teste configurado com um padrão de mensagem específico, para que você possa enviar uma mensagem manualmente e verificar se o evento é criado e enviado para a Meta.
  1. Confirmação de que os padrões de mensagens estão configurados sabendo que eles são avaliados em mensagens ENVIADAS pelo seu time, com exceção dos casos de anúncios clique-para-WhatsApp e Smart Links de WhatsApp da Metrito.
  1. Verificação, na Visão Geral do Trackeamento, de que os eventos vindos das conversas estão aparecendo e, ao abrir o detalhe do evento, o status de envio para a API de Conversões da Meta está como "Sucesso" (ponto verde) e não "Erro" (ponto vermelho).

Se todos os itens estiverem marcados, o rastreamento de WhatsApp está pronto.

Precisa de ajuda?

Nossa equipe está pronta para ajudar.

Falar com Suporte